Antes de baixar uma VPN "gratuita", leia isto...
Uma VPN gratuita pode parecer um sonho - você fica mais tranquilo enquanto navega na web. Você pode fazer suas operações bancárias com segurança, se conectar em segurança um WiFi público, navegar livremente em redes de servidores ao redor do mundo - tudo isso sem gastar um centavo. Mas será que é tudo tão bom assim mesmo?
Os perigos de usar uma VPN gratuita
Antes de pressionar o botão 'download', é importante saber como funciona uma VPN gratuita. Afinal de contas, você está confiando a elas seus dados pessoais e o que você está fazendo online. A questão é que, como em todas as outras coisas gratuitas, estas empresas precisam ganhar dinheiro de alguma forma. Se você não está pagando pelo produto, então quem está pagando a conta? Aqui estão algumas verdades feias sobre estas chamadas VPNs gratuitas:
1. Algumas VPNs coletam informações dos usuários - onde você mora, como você faz compras, onde você passou suas últimas férias, etc. Elas podem até mesmo coletar informações identificáveis, como nomes e endereços de e-mail. O que eles fazem com estas informações? Eles podem dá-la a empresas de comércio de dados, que venderão suas informações para quem pagar mais, geralmente as grandes empresas de publicidade online. Isso explica a avalanche de anúncios.
2. Você é forçado a ver anúncios. Sim, a maioria destes anúncios aparecem automaticamente e são difíceis de fechar.
3. Eles rastreiam sua atividade online. De que outra forma eles vão coletar seus dados? Ironicamente, isso derrota todo o propósito de uma VPN.
Como com todo o material gratuito que você recebe online - se você não está pagando pelo produto, você se torna o produto!
Nem todas as VPNs gratuitas são criadas da mesma maneira; algumas valem realmente a pena conferir...
Isto se você souber o que está procurando. A maioria das pessoas não sabe, especialmente aquelas que estarão usando uma VPN pela primeira vez. Assim, listamos alguns fatores a serem considerados ao escolher uma VPN gratuita:
1. Rede de servidores. Quantos servidores existem? Onde estão localizados esses servidores?
2. Método de criptografia e protocolos de segurança. Os melhores métodos e protocolos darão a combinação perfeita de velocidade e segurança - tais como o WireGuard da PIA e da Cyberghoste o NordLynx da NordVPN.
3. Leia as letras pequenas. Sabemos que é chato, mas você precisa passar pela política de privacidade de um provedor de VPN. Eles coletam dados? Se sim, que tipo de dados e por quanto tempo eles são armazenados em seu sistema? Existe o risco de que eles revelem informações de usuários a terceiros? Felizmente, todas as VPNs que recomendamos aqui têm uma política estrita de zero registros, de modo que você não precisará nem se preocupar com isso.
4. Compatibilidade entre plataformas. Você precisa de uma VPN que possa funcionar com Windows, Mac, Android, e iOS. Alguns até oferecem extensões de navegador com um bloqueador de anúncios incorporado.
5. Limitação de dados. Quando se trata de qualquer coisa gratuita, ajuste suas expectativas. O mesmo se aplica às VPNs. A maioria das VPNs gratuitas oferece apenas entre 500MB a 10GB por mês. Isso certamente não é suficiente para navegar livremente em redes de servidores ao redor do mundo, para videoconferência ou jogos on-line.
Se você deseja a melhor proteção possível e todos os excelentes recursos que os principais serviços VPN têm a oferecer, mas ainda não está pronto para se comprometer, confira todos os serviços VPN que recomendamos nesta página. A maioria deles oferece um teste de 30 dias, a Cyberghost oferece um teste de até 45 dias - para que você possa experimentá-los sem riscos!